top of page

16ª Festa do Fandango Caiçara acontece este mês em Paranaguá

  • paranaguacult
  • 12 de nov.
  • 2 min de leitura
Pessoas sorrindo e dançando em uma festa ao ar livre durante a noite, decorada com luzes penduradas e clima de celebração. Evento social animado com diversos convidados

Do dia 18 a 23 de novembro, Paranaguá vai respirar fandango. A cidade se prepara para receber a 16ª Festa Nacional do Fandango Caiçara, que celebra uma das expressões mais marcantes da cultura popular do litoral paranaense, reunindo grupos fandangueiros, comidas típicas e manifestações tradicionais.


Produzida pela Associação de Cultura Popular Mandicuera, por meio de recursos da Mandicuera Ponto de Cultura Caiçara, a festa conta com a realização da Prefeitura de Paranaguá e apoio da Portos do Paraná.


A programação teve início no dia 10, com oficinas de construção de rabeca, instrumento símbolo do fandango caiçara, voltadas a artistas do litoral. Mas é a partir do dia 18 que as atividades se voltam ao público em geral, com apresentações culturais e gastronomia típica.


Grupo de pessoas dançando fandango em um evento ao ar livre, vestindo roupas tradicionais com saias florais e chapéus, sob iluminação de festa e teto de luzes

No dia 18, das 14h às 16h30, sete turmas de fandango se apresentam no Espaço Cultural Casa Mestre Aorélio, na Ilha dos Valadares, resultado do projeto Apoiando e Fomentando o Fandango Caiçara, seus Fazeres e Saberes.


O dia 19 traz o seminário Saberes Ancestrais e Práticas Pedagógicas: conectando a escola ao território caiçara, das 14h às 17h, também na Casa Mestre Aorélio.


Em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, a programação inclui roda de capoeira com o Grupo Zoeira Nagô, seguida de almoço comunitário na Associação Mandicuera. Às 14h, haverá roda de conversa sobre A influência da música afro-brasileira no fandango caiçara, na Praça Cyro Abalem, promovida pelo COMPIR. À noite, a Alyssa Produções promoverá o Baile Charme


No dia 21, o foco será o Território e Meio Ambiente, com a abertura do Fórum de Comunidades dos Povos Tradicionais de Paranaguá, no Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE).


Abertura oficial e apresentações


O início oficial da festa acontece no dia 21 de novembro, às 19h, na Praça Mário Roque, com apresentação do grupo Pés de Ouro. A partir daí, o final de semana promete uma grande celebração popular, com 13 grupos fandangueiros vindos de cidades entre Ubatuba (SP) e Itapoá (SC), além de representantes locais.


Entre os participantes confirmados estão Pés de Ouro, Mandicuera, Mestre Eugênio, Mestre Zeca – Viola Afinada, Bacurau, Canutilho Temperado, Pirão do Mesmo, Família Domingues, Manema, Fandanguará, Mucunã, Mandipuva, Dona Mariquinha, Orquestra Rabecônica do Brasil e o Grupo Chimarrita de Itapoá.


Grupo de pessoas tocando violão em uma apresentação musical ao ar livre, com destaque para uma mulher sorridente de blusa rosa, em ambiente outdoor com iluminação natural

“A presença dos grupos é o coração da festa. Cada um traz um jeito próprio de tocar, dançar e contar a história do nosso povo”, destaca Mariana Zanette (foto), organizadora do evento.


Encerramento e gastronomia


O encerramento da festa, no dia 23, terá apresentação da Orquestra Rabecônica do Brasil às 11h, discotecagem de WAG, às 12h30, e o Bloco Flor de Macambira, às 16h.


Ao lado do palco, o público poderá aproveitar a Feira Ilha dos Paladares, que promete ser um dos pontos altos do evento. O espaço contará com uma ampla variedade da culinária caiçara, incluindo bolinho de barreado, croquete de siri, bolinho de camarão, pirão de bagre, arroz lambe-lambe, batata frita, barreado, isca de peixe e coxinha de camarão.


Para acompanhar, estarão disponíveis bebidas típicas da região, como mãe cá filha, cataia e cervejas artesanais.


Serviço


16ª Festa Nacional do Fandango Caiçara de Paranaguá

Data: De 10 a 23 de novembro de 2025

Local: Paranaguá (PR)

Entrada gratuita


Fotos: Rafael Damasceno

Comentários


© 2025 por Paranaguá Cult

bottom of page