16ª Festa do Fandango Caiçara acontece este mês em Paranaguá
- paranaguacult
- 12 de nov.
- 2 min de leitura

Do dia 18 a 23 de novembro, Paranaguá vai respirar fandango. A cidade se prepara para receber a 16ª Festa Nacional do Fandango Caiçara, que celebra uma das expressões mais marcantes da cultura popular do litoral paranaense, reunindo grupos fandangueiros, comidas típicas e manifestações tradicionais.
Produzida pela Associação de Cultura Popular Mandicuera, por meio de recursos da Mandicuera Ponto de Cultura Caiçara, a festa conta com a realização da Prefeitura de Paranaguá e apoio da Portos do Paraná.
A programação teve início no dia 10, com oficinas de construção de rabeca, instrumento símbolo do fandango caiçara, voltadas a artistas do litoral. Mas é a partir do dia 18 que as atividades se voltam ao público em geral, com apresentações culturais e gastronomia típica.

No dia 18, das 14h às 16h30, sete turmas de fandango se apresentam no Espaço Cultural Casa Mestre Aorélio, na Ilha dos Valadares, resultado do projeto Apoiando e Fomentando o Fandango Caiçara, seus Fazeres e Saberes.
O dia 19 traz o seminário Saberes Ancestrais e Práticas Pedagógicas: conectando a escola ao território caiçara, das 14h às 17h, também na Casa Mestre Aorélio.
Em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, a programação inclui roda de capoeira com o Grupo Zoeira Nagô, seguida de almoço comunitário na Associação Mandicuera. Às 14h, haverá roda de conversa sobre A influência da música afro-brasileira no fandango caiçara, na Praça Cyro Abalem, promovida pelo COMPIR. À noite, a Alyssa Produções promoverá o Baile Charme
No dia 21, o foco será o Território e Meio Ambiente, com a abertura do Fórum de Comunidades dos Povos Tradicionais de Paranaguá, no Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE).
Abertura oficial e apresentações
O início oficial da festa acontece no dia 21 de novembro, às 19h, na Praça Mário Roque, com apresentação do grupo Pés de Ouro. A partir daí, o final de semana promete uma grande celebração popular, com 13 grupos fandangueiros vindos de cidades entre Ubatuba (SP) e Itapoá (SC), além de representantes locais.
Entre os participantes confirmados estão Pés de Ouro, Mandicuera, Mestre Eugênio, Mestre Zeca – Viola Afinada, Bacurau, Canutilho Temperado, Pirão do Mesmo, Família Domingues, Manema, Fandanguará, Mucunã, Mandipuva, Dona Mariquinha, Orquestra Rabecônica do Brasil e o Grupo Chimarrita de Itapoá.

“A presença dos grupos é o coração da festa. Cada um traz um jeito próprio de tocar, dançar e contar a história do nosso povo”, destaca Mariana Zanette (foto), organizadora do evento.
Encerramento e gastronomia
O encerramento da festa, no dia 23, terá apresentação da Orquestra Rabecônica do Brasil às 11h, discotecagem de WAG, às 12h30, e o Bloco Flor de Macambira, às 16h.
Ao lado do palco, o público poderá aproveitar a Feira Ilha dos Paladares, que promete ser um dos pontos altos do evento. O espaço contará com uma ampla variedade da culinária caiçara, incluindo bolinho de barreado, croquete de siri, bolinho de camarão, pirão de bagre, arroz lambe-lambe, batata frita, barreado, isca de peixe e coxinha de camarão.
Para acompanhar, estarão disponíveis bebidas típicas da região, como mãe cá filha, cataia e cervejas artesanais.
Serviço
16ª Festa Nacional do Fandango Caiçara de Paranaguá
Data: De 10 a 23 de novembro de 2025
Local: Paranaguá (PR)
Entrada gratuita
Fotos: Rafael Damasceno




Comentários