16ª Festa Nacional do Fandango Caiçara começa nesta sexta (21) em Paranaguá
- paranaguacult
- 21 de nov.
- 2 min de leitura

A 16ª edição da Festa Nacional do Fandango Caiçara tem abertura oficial nesta sexta-feira (21), a partir das 19h, na Praça de Eventos, em Paranaguá. O evento, realizado pela Associação de Cultura Popular Mandicuera em parceria com a Prefeitura de Paranaguá e apoio da Portos do Paraná, reúne 15 grupos fandangueiros e uma feira gastronômica com pratos típicos da culinária caiçara.
Para a organizadora Mariana Zanette, a participação dos grupos é o destaque da festa. “A presença dos 15 grupos de fandango é o coração da festa. Cada um traz um jeito próprio de tocar, dançar e contar a história do nosso povo”, afirmou.
O grupo Pés de Ouro abre as apresentações, seguido por outros grupos vindos de cidades entre Ubatuba (SP) e Itapoá (SC). No domingo (23), último dia da festa, a programação inclui a Orquestra Rabecônica do Brasil, discotecagem de WAGUE, e apresentação do Bloco Flor de Macambira.
Ao lado do palco, a Feira Ilha dos Paladares oferece opções tradicionais como bolinho de barreado, croquete de siri, pirão de bagre, arroz lambe-lambe, barreado, isca de peixe, coxinha e bolinho de camarão. Entre as bebidas locais, destaque para mãe cá filha, cataia e cerveja artesanal.
Salvaguarda da cultura caiçara
Desde o dia 10 de novembro, a festa também promove oficinas, rodas de conversa e atividades formativas. Uma das ações foi a oficina de construção de rabeca, com bolsas de R$ 1 mil para artistas e integrantes de grupos fandangueiros. A próxima etapa ocorre entre 25 e 28 de novembro no Mandicuera Ponto de Cultura Caiçara.
Na quinta-feira (20), atividades em referência ao Dia da Consciência Negra reuniram roda de capoeira com o Grupo Zoeira Nagô, almoço comunitário e uma roda de conversa sobre a influência da música afro-brasileira no fandango, além de um Baile Charme.
A festa segue até 23 de novembro, com entrada gratuita na Praça 29 de Julho.
Veja a seguir o cronograma completo das apresentações dos grupos:
21/11 (Sexta)
19h30 — Pés de Ouro
21h30 — Mestre Eugênio
23h30 — Mestre Zeca — Viola Afinada
01h30 — Bacurau
02h30 — Canutilho Temperado
22/11 (Sábado)
12h — Dona Mariquinha
14h — Chimarrita de Itapoá
15h — Exibição de filmes e videoclipes (Praça Mário Roque)
19h30 — Pirão do Mesmo
20h — Família Domingues
21h — Manema
23h — Mandicuera
1h — Fandanguará
2h — Mucunã
4h — Mandipuva
23/11 (Domingo)
11h — Orquestra Rabecônica do Brasil
12h30 — WAGUE
16h — Bloco Flor de Macambira




Comentários