top of page

Bienal de Quadrinhos acontece neste final de semana em Paranaguá

  • paranaguacult
  • 2 de out.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 27 de out.

Imagem de uma casa antiga de paredes brancas e janelas com portas de madeira fechadas, sob um céu azul claro, com uma rua de paralelepípedos na frente e uma árvore com flores vermelhas ao lado

Neste final de semana, dias 4 e 5 de outubro, Paranaguá recebe a Bienal de Quadrinhos Circula, projeto que descentraliza parte da programação da tradicional Bienal de Curitiba e leva para outras regiões do estado.


Após passar por Curitiba e Foz do Iguaçu, a Bienal chega agora ao litoral paranaense, reunindo artistas, leitores e diversos profissionais do segmento dos quadrinhos. Durante os dois dias de evento, os visitantes poderão participar de oficinas, conversa com autores, exposição e, também, prestigiar a Gibiteca Móvel da Bienal, que disponibiliza 50 HQs para leitura no local.


Todas as atividades contarão com entrada gratuita e serão realizadas na Casa Monsenhor Celso, localizada na Praça do Marco Comemorativo do Tricentenário, em Paranaguá. Entre os convidados estão Cora Ottoni, autora da Graphic MSP: Denise – Arraso; Ilustralu, criadora da obra Arlindo, finalista do Prêmio Jabuti 2022 e ganhadora do Troféu HQ Mix e do CCXP Awards; e Monge Han, autor das obras Vozes Amarelas e Daruma: Perseverança.


No sábado (4), serão realizadas oficinas de tirinhas e identidade criativa, além da abertura da exposição. No domingo (5), ocorrem oficinas de produção de quadrinhos e discussões sobre identidade, diversidade e trajetória das HQs brasileiras.


As inscrições para as oficinas pode ser realizadas através do site. Para participar das conversas, não é necessária inscrição prévia.


Segundo a organização, a iniciativa busca aproximar o público da produção artística nacional, possibilitando o acesso à cultura e fortalecendo conexões em diferentes cidades do Paraná.


Confira a programação completa:


Sábado, 4 de outubro


  • 10h às 12h: Oficina de Tirinhas e Quadrinhos, com Monge Han

    Uma oficina sobre como começar, praticar e organizar sua produção de quadrinhos.

  • 14h às 16h: Oficina Futuros possíveis, com Ilustralu

    Uma oficina sobre a construção de uma identidade criativa que caminha junto com o nosso lugar no mundo, explorando essa identidade, entendendo quais são as histórias que se deseja contar e como elas andam lado a lado com quem somos.

  • 17h: Conversa: “Como eu cheguei aqui?”, com Cora Ottoni, Ilustralu e Monge Han + abertura da exposição e sessão de autógrafos

    Cora Ottoni, Ilustralu e Monge Han contam suas histórias pessoais desde seu primeiro contato com a leitura de histórias em quadrinhos até a decisão de se tornar quadrinista.


Domingo, 5 de outubro


  • 9h às 11h: Oficina de Introdução à produção de quadrinhos, com Cora Ottoni

    Uma oficina introdutória voltada para quem quer entender o processo de produzir e publicar seus próprios quadrinhos. Serão abordados temas como: organização financeira, cronogramas, autopublicação, redes sociais, divulgação e participação em eventos.


  • 11h: Conversa: "Quadrinhos e identidade", com Monge Han

    O artista Monge Han apresenta um panorama de suas obras, permeando identidade amarela brasileira e realidade dos quadrinhos nacionais.

  • 14h: Conversa: "Da internet ao livro: diversidade do quadrinho brasileiro em diferentes suportes", com Cora Ottoni e Ilustralu

    As autoras explicam um pouco sobre seus processos de trabalho, a conquista do público online e como a diversidade importa para seus quadrinhos.


As ações fazem parte da Bienal Circula, iniciativa do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado da Cultura, com apoio da Copel, Randon RodoParaná e Grupo Timber.

Comentários


© 2025 por Paranaguá Cult

bottom of page