top of page

Espetáculo "Marilene" circula pelo litoral do Paraná com apresentações gratuitas

  • paranaguacult
  • 6 de out.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 27 de out.

Mulher sentada atrás de uma mesa de madeira em palco de teatro, com expressão pensativa e fundo preto

O monólogo teatral “Marilene”, escrito e protagonizado pela atriz sergipana Nívea Santiago, chega ao litoral do Paraná em uma nova temporada de apresentações gratuitas. A peça percorre as cidades de Matinhos, Pontal do Paraná e Antonina nos meses de outubro e novembro, abordando com sensibilidade temas como violência de gênero, racismo, amor próprio e resistência.


Mulher feliz com cabelo cacheado, vestida de branco, em um palco, comemorando com braços abertos, em uma apresentação teatral ou artística

Com direção de Edna Miranda, o espetáculo parte da perspectiva da escrevivência, conceito criado pela escritora Conceição Evaristo, para entrelaçar ficção e realidade nas histórias de mulheres negras. A dramaturgia foi desenvolvida entre 2020 e 2022, durante o período da pandemia, e traz à cena reflexões potentes sobre as dores e as potências do ser mulher negra no Brasil. Além da autora, o elenco também conta com a presença da atriz e percussionista Bia Fluz.


“Minha expectativa com esse projeto é que ele possa alcançar e sensibilizar diversas pessoas pelo conteúdo abordado. Vamos conversar de uma maneira artística sobre questões que nos atravessam enquanto sociedade”, afirma Nívea Santiago.


Todas as apresentações são gratuitas e têm classificação indicativa de 14 anos. O projeto é aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Paraná, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura e do Ministério da Cultura, Governo Federal.


Sobre a artista


Nívea Santiago é atriz, palhaça e escritora. Natural de Sergipe e formada em Licenciatura em Artes pela UFPR Litoral, a artista se destaca por explorar temas sociais e poéticos por meio da arte. No teatro, coleciona reconhecimentos como o prêmio de Atriz Revelação no X Festival de Teatro de Paranaguá e indicações a Melhor Atriz em festivais de Paranaguá e Pontal do Sul. Nívea também atua como palhaça hospitalar, levando sensibilidade e humor a espaços de cuidado.


ree

Programação:


Matinhos – UFPR Litoral (Rua Jaguariaíva, 512 – Auditório Juliano Fumaneri Weiss)

  • 12 de novembro – 15h e 20h

  • 13 de novembro – 10h

  • 28 de novembro – 15h e 20h


Pontal do Paraná – Casa da Cultura Primavera (Av. Tom Jobim, 902 – Primavera)

  • 10 de outubro – 15h e 20h

  • 17 de outubro – 15h e 20h


Antonina – Theatro Municipal de Antonina (Rua Dr. Carlos Gomes da Costa, 266)

  • 24 de outubro – 15h e 20h

  • 31 de outubro – 15h e 20h


Serviço – Espetáculo "Marilene"


Ingressos: Gratuitos

Classificação indicativa: 14 anos


Fotos: Clara Ferreira

Comentários


© 2025 por Paranaguá Cult

bottom of page