top of page

Mostra Axé começa nesta quarta-feira na UFPR Litoral

  • paranaguacult
  • 22 de out.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 27 de out.

Imagem do prédio da Universidade Federal do Paraná (UFPR) com jardim e palmeiras ao redor, sob céu parcialmente nublado

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) Litoral, em Matinhos, recebe a partir desta terça-feira (22) a Mostra Axé, projeto que celebra os vínculos entre arte, ancestralidade e espiritualidade. A programação é gratuita e segue ao longo de um mês, com apresentações artísticas, oficinas, rodas de conversa, palestras e performances abertas ao público.


Com o objetivo de dar visibilidade às poéticas da Umbanda e do Candomblé, a Mostra também busca combater o racismo religioso e valorizar a produção cultural de artistas de terreiro. “Toda força da arte, da ancestralidade e da transformação se encontram na Mostra Axé, um projeto que celebra caminhos criativos entre arte e espiritualidade”, destaca Rafaela Corrêa Franz, coordenadora do projeto.


A abertura oficial acontece nesta terça-feira (22), às 19h, no Hall de Exposições da UFPR Litoral, e contará com performances, música e vernissage. Entre as atrações estão Vini Tavares, com a performance “Seu Tranca Ruas me Cubra com sua Capa”; Nico Santos e Korin Ilê Samba de Terreiro, com Live Painting; a apresentação musical de Tony de Oxossi, com “Cantando Rituais”; e a performance de dança do ventre “Fogo de Pombagira”, com Rafaela Franz. Organizada por uma equipe formada majoritariamente por pessoas de terreiro e artistas locais, a Mostra Axé é uma iniciativa aprovada pela Secretaria de Estado da Cultura, com recursos da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.


Entre os destaques da programação estão a Roda de Conversa com os Artistas, no dia 1º de novembro, às 15h, e a palestra “Arte, Estética e Filosofia pela Perspectiva da Ancestralidade Africana”, com Milah Gouveia, marcada para o dia 19 de novembro, às 18h, na UFPR Litoral. O público também poderá participar de visitas guiadas com mediação cultural, rodas de conversa e um coffee break de acolhimento, promovendo um ambiente educativo e acolhedor.


Outra atividade aberta ao público é a oficina de dança do ventre – Véu de Jade, que acontece sempre às quartas-feiras, de 5 a 26 de novembro, às 16h, na Casa da Cultura Professor Délcio Ramos (Rua Albano Müller, 111, Matinhos). As inscrições podem ser feitas pelo formulário: https://forms.gle/ekyqDaqisFfrcavY6.


Mais do que um evento artístico, a Mostra Axé propõe um espaço de diálogo, resistência e celebração, ampliando o conhecimento sobre as religiões afro-brasileiras e promovendo o respeito à diversidade. “Axé é movimento, é encontro, é criação viva. Venha vivenciar essa experiência com a gente!”, convida Rafaela.


Mais informações sobre a programação estão disponíveis nas redes sociais: @MostraAxé.

Comentários


© 2025 por Paranaguá Cult

bottom of page