Paranaguá recebe “A Lenda do Globo de Natal” nesta sexta (12) e sábado (13)
- paranaguacult
- 12 de dez. de 2025
- 2 min de leitura

Paranaguá recebe, nesta sexta-feira e sábado (12 e 13), às 19h30, mais uma edição do “Natal em Paranaguá”, iniciativa que leva ao litoral apresentações artísticas e projeções mapeadas com temática natalina. Este ano, o espetáculo acontece nas paredes externas do Museu de Arqueologia e Etnologia de Paranaguá da UFPR, localizado na Praça de Eventos do Centro Histórico, integrando a programação do “Natal para Todos”, promovido pela Prefeitura de Paranaguá.
O público poderá assistir ao espetáculo inédito “A Lenda do Globo de Natal”, que narra a aventura de um Aviador, uma Boneca de Pano, um Floquinho e um Boneco de Neve de Plástico, personagens que vivem dentro de uma velha caixa de brinquedos. Ao descobrirem que cada um vive o Natal à sua maneira, eles se unem para criar o “Natal perfeito”, até que a lenda de um globo mágico surge no céu e transforma o calor do litoral em um momento de encanto. Entre risos, desejos e bolhas que brilham como neve, os personagens entendem que o verdadeiro espírito natalino nasce no coração e se manifesta de formas diferentes para cada pessoa.
Logo após a apresentação, às 20h30, o Grupo de Fandango Mestre Eugênio sobe ao palco com um show especial de fim de ano, celebrando a cultura popular caiçara e animando famílias e crianças com muita música e tradição.
Além de trazer a magia do Natal, o projeto também busca chamar a atenção para a importância histórica do prédio do Museu de Arqueologia e Etnologia de Paranaguá – UFPR, antigo Colégio dos Jesuítas. A construção, que levou cerca de 60 anos, teve sua ocupação definitiva em 1754 e a fundação oficial do Colégio em 1755. Considerado a maior e mais relevante instituição de ensino construída pelos Jesuítas no sul do país, o prédio foi tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1938 e tornou-se patrimônio do Estado em 1972.
Fotos da população nas projeções
O evento também contará com a exibição de fotos de moradores da cidade, enviadas previamente por meio de formulário online. As imagens farão parte das projeções no Museu, reforçando o sentimento de pertencimento e homenageando as famílias parnanguaras dentro da proposta do “Natal para Todos”.




Comentários